quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Um lugar no mundo

Lya Luft uma vez disse "Todos os dias escolho Porto Alegre como meu lugar no mundo". Eu seria menos abrangente: diria que escolho todos os dias o trio-ternura Cidade Baixa-Santana-Bom Fim como meu lugar no mundo. Escolho as ruas pelas quais passo todos os dias, mesmo que em pensamento. Escolho a Redenção nos domingos, rodeada de casais com seus filhos e cachorros, as pessoas estranhas, porém amigáveis que "habitam" o Arco, a grama verdinha, o chafariz, os espelhos d'água. Escolho o charme de cidade antiga do Santana e do Bom Fim. Escolho a boemia da Cidade Baixa, o grande xis do Cavanhas e do Speedy.
São coisas simples, coisas como raios de sol nas tardes, ou como fugir dos quero-queros, que fazem seus ninhos em lugares nada estratégicos e que ao nos ver, resolvem dar razantes, como que nos mandando embora.
Fico feliz de poder compartilhar dessas sensações com mais algumas pessoas, de saber que essa região de Porto Alegre, tão perto do centro da cidade mas ao mesmo tempo tão longe, nos mantém vivos!

6 comentários:

Fanny disse...

Sim, trio-ternura é otimo!

Além do mais com o Xis do Speedy (que não é como raio de sol, porque nem para a planta mais "gulosa", não cobrariam 5 reais por delicia igual!)


a propósito Lya Luft não é aquela alemã que fala com sotaque carregado pacas?

Luísa Amaral disse...

Sim, a Lya Luft é essa mesmo.
Uma santa-cruzense que casou com um professor, enquanto era aluna dele, na PUC. Eita, vida!

Unknown disse...

bah muito bom esse texto,POA é muito boa,mas quem escreveu?????
adios...

Stigger disse...

Perfeito. Porto tem um charme onipresente mesmo. É a Europa brasileira, cara!

Aliás, um dos meus passatempos prediletos é a redença: nada melhor pra quem escreve do que ficar sentado observando as pessoas. Ou as árvores mesmo, que seja.

=*

gabi disse...

Gostei do "trio-ternura"!! hehehe

É impressionante mesmo como do ladinho do centro ja conseguimos encontrar lugares tão agradáveis e arborizados. Aliás, as árvores é o que dão vida para as cidades e graças a Deus, aqui em PoA ainda têm muitas!!

=]

Kartesus disse...

Porto Alegre tem um charme que poucas cidades brasileiras conseguem ter: a conciliação perfeita entre uma grande capital e uma cidade provinciana. É até poético ver carroceiros e fusquetas dividindo avenidas com Toyotas e BMWs.

O "trio-ternura" é um ícone da chinelagem cult que eu considero ser a grande referencia cultural da cidade!