quinta-feira, 10 de julho de 2008

GIG ROCK: Terceira Noite.

(Se o dress code da primeira noite era o All Star branco, sem dúvidas o da terceira noite eram os dreads.)


Dessa noite apenas uma banda eu já conhecia: a Morgan Le Femme, que foi a primeira a tocar na noite de domingo. Eu, novamente, fui falha e só peguei o finalzinho do show delas. Portanto, vou comentar o que conheço da banda (já vi uns 3 shows delas) e vou comentar a música que eu ouvi no show: Helter Skelter. Bandas formadas apenas por mulheres sempre são a possibilidade de um problema; são poucas as bandas que realmente conseguem superar o patamar comum de mulheres tocando instrumentos (que numa visão beeem generalizada, tende a ser meia-boca), a maior parte fica no básico-médio. A vocalização da Panny realmente me agrada, eu gosto do timbre dela, apesar de achar meio parecido com o da Pitty. A única coisa que eu acho que fica um pouquinho falha é a falta de demonstração de talento da guitarrista. Veja bem, não estou dizendo que ela é ruim, o que estou dizendo é que ela não demonstra tudo o que ela sabe (ou será que ela só sabe aquilo? Creio que não!). Quando cheguei, estavam tocando Helter Skelter (como já tinha comentado antes), música que praticamente sempre usam para finalizar seus shows. É um bom cover de um clássico dos Beatles que casa bem com a Morgan.

Como a noite tinha uma grande presença das mulheres, a banda seguinte foi a Redoma, banda de New Metal com uma mulher no vocal, que abriu para o Evanescence no show que eles fizeram aqui em Porto Alegre. No entanto, a única semelhança que eu percebi entre as duas bandas era o vocal feminino que, no caso da Redoma, suavizava o som. Confesso ser complicado comentar sobre essa banda devido ao fato de eu ter poucos conhecimentos nesse estilo de metal. De qualquer maneira, a banda era boa, o som era bom e as pessoas aparentavam estar gostando. No final do show, eles comentaram que estariam fazendo um show como banda cover de System of a Down, o que me deixou MUITO curiosa - até porque eu gosto razoavelmente bastante de SOAD.

No momento da terceira banda subir ao palco o local já tinha esvaziado bastante, o que mostra que muita gente foi especialmente ver a Redoma. E, sinceramente, se não tivesse a Los Vatos, banda da qual eu já tinha ouvido falar bem, eu teria ido embora. Vou me utilizar novamente das palavras do Fanny para descrever brevemente a banda Yesomar: "Dê uma guitarra para um cara de aproximadamente 28 anos que pensa e age como um de 15 anos, resultado: Som no talo embolado, performaces bizarras e o relaxamento quanto a qualidade do show foi absurda". Como eu também já havia comentado aqui no blog em um drops direto lá da GIG ROCK, nos guspiram. Não sei se foi o guitarrista-vocalista-mangolão ou se foi o baixista, mas um dos dois nos guspiu cerveja. Aquilo foi o suficiente para me fazer querer ir embora ou, no mínimo, querer dar uma reta e outra cruzada na cara do guitarrista-vocalista-mangolão. Gente babaca que toca mal e canta mal não deveria ter o direito que tocar em festivais que colocam no mesmo palco toda essa gente que já tocou, pricipalmente por não respeitarem o público e pessoas que estão ali pra falar deles. No drops eu já tinha falado o bastante sobre eles então vou encerrar a minha crítica sobre a Yesomar por aqui.

Depois da pior banda do mundo, veio uma que me fez voltar aos tempos em que eu morava no interior (Santa Cruz do Sul), tinha 14 anos e frequentava os festivais de rock que a União dos Estudantes fazia. Naquela época a maior parte das bandas eram ou de punk "ramonero" ou de punk mais modernoso, tipo Blink 182. A Los Vatos é uma banda que tem 10 anos de estrada e, de fato, é muito boa. Nada de poserismo, nada de frescura. Riffs legais, letras legais (até falar em "fazer amor" os caras falavam) e um show que valia a pena assistir. De fato, salvaram a terceira noite do fim desastroso que a Yesomar poderia ter proporcionado.

Nenhum comentário: